Mobilização Anual

Caravana 2017 - Depoimento - 26_ago

Caravana 2017 - Depoimento - 12_ago

Voluntários do Sorriso - Quem Somos

Caravana 2017 - Depoimento - 02_set

Depoimento Dra. Cristiane Tavares


Voluntários do Sorriso - Como Acontece

OS VOLUNTÁRIOS DO SORRISO levam serviços sociais, odontológicos e de lazer, para comunidades carentes no Rio de Janeiro.

A ASSOCIAÇÃO DOS VOLUNTÁRIOS DO SORRISO, CNPJ: 22.551.954/0001-25, é um Clube de Serviços que realiza anualmente um grande evento de mobilização e oferta de serviços sociais e de saúde em comunidades carentes do Rio de Janeiro. Este programa não tem vínculo político partidário nem religioso, oferecendo todos os serviços gratuitamente. Todo material e equipamentos utilizado nas ações sociais dos VOLUNTÁRIOS DO SORRISO, são fruto de doações ou empréstimo consignado dos PARCEIROS que apoiam o programa, além de contribuições dos VOLUNTÁRIOS DO SORRISO.  Esta ação cívico social reúne profissionais voluntários de diversas áreas, empresários, sociedade civil, profissionais liberais, entidades do terceiro setor, além da coparticipação de órgãos do serviço público municipal, estadual e entidades federais (vide link parceiros), buscando harmonizar uma ação coordenada em prol das comunidades carentes do Rio de Janeiro, com a missão de promover: “A Paz Através do Sorriso” e o lema de "Fazer o bem sem olhar a quem".

Esta Ação Cívico Social dos Voluntários do Sorriso é coordenada por Cristiane Tavares (Coordenadora de Saúde - CRO-RJ 15761) dentista graduada pela USP e por Virgínio Vieira servidor público (Coodenador de Apoio logístico - CRA-RJ 20632797). A ideia desse programa foi trazida para o município do Rio de Janeiro pelo casal depois que conheceram em 2012, um projeto semelhante na Bahia.

A 1a edição aconteceu em 2013, como um projeto piloto e para tal, foram convidados um grupo de voluntários do projeto Baiano e seus coordenadores, que juntos com voluntários Cariocas, realizaram a primeira edição no Rio de Janeiro, contando também com atendimentos médicos além do atendimento odontológico. A partir da 2ª edição em 2014, o grupo carioca passou a priorizar o atendimento de saúde somente em odontologia.

Os Voluntários do Sorriso montam sua base em um equipamento público, escola ou vila olímpica, localizado na região das comunidades beneficiadas. Realiza-se previamente o esclarecimento sobre o evento aos alunos e pais de alunos que ajudam na divulgação junto a comunidade.  Cada edição ocorre em dois finais de semana distintos. No primeiro fim de semana a triagem dos beneficiados é realizada por dentistas através de exame clinico, buscando identificar as maiores necessidades. Após a triagem os atendimentos propriamente ditos, são agendados para o final de semana seguinte de acordo com a disponibilidade de profissionais voluntários e material doado para a realização dos procedimentos.

As Salas de aula são adaptadas durante o final de semana para funcionar como consultórios, central de esterilização, laboratório de prótese, odontopediatria, sala de espera, farmácia, etc. Na área de saúde são ofertados atendimentos odontológicos contemplando atividades como: aplicação tópica de flúor, restaurações de resina, cirurgiasconfecção de próteses parciais removíveis provisórias, escovódromo e palestras educativas. Para as pessoas que irão receber tratamento cirúrgico, é montada uma farmácia no local para a doação de todo medicamento pré e pós cirurgia. São ofertados também diversos serviços assistenciais como: corte de cabelo, emissão de carteira de identidade, 2ª via de documentos, atendimento a mulher, além de atividades de lazer para as crianças com a presença de palhaços.

Para organizar e priorizar o atendimento junto as comunidades beneficiadas é obrigatório a apresentação, durante o acolhimento e triagem, do comprovante de residência e CPF, para maiores de 16 anos, ou a Certidão de Nascimento (nº da DNV), para menores de 16 anos.

Durante a triagem, as pessoas que necessitam de prótese parcial removível provisória, são submetidas a moldagem para a confecção e entrega das próteses em tempo hábil no segundo fim de semana da realização do evento. Como o material utilizado nas próteses são objeto de doação e os profissionais são voluntários, o número de próteses ofertadas é limitado a esta disponibilidade. No fim de semana da triagem também tem inicio as palestras educativas, pois os beneficiários assistem a uma palestra educativa para receber o atendimento e os demais benefícios ofertados durante o evento, buscando não apenas o tratamento curativo, mas também ampliar a informação das pessoas sobre a prevenção de doenças.

Após a realização do evento, uma equipe de voluntários retorna ao local da ação durante três a quatro finais de semana, para efetuar ajustes na prótese parcial removível provisória das pessoas que foram beneficiadas.

 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

www.facebook.com/VoluntarioDoSorriso

 

Coordenação